No dia 19/09/2020 as 14:19h tomamos conhecimento do relatório de Reinaldo Aparecido Mendes morador de Araxá – MG, no qual ele relata ter visto 2 OVNIs triangulares(1).
Reinaldo deixou seu contato em nosso formulário de campanha “Relate um OVNI: É legal e fácil!“ cujo link se encontra no site ufologico.com.br . A partir daí, só foi possível retornar o contato no dia 28/10/2020 quando iniciamos uma sequência de diálogos por telefone e mensagens(2), através dos quais ele detalhou os fatos a seguir:
Foram duas observações em datas e locais diferentes. Os pontos de observação representam lados opostos da cidade de Araxá-MG e ambos os objetos foram observados seguindo na direção do Bairro Boa Vista, sentido norte > sul:
Primeira observação
15/03/2019 por volta de 20:30h, a partir da Rua Dona Adélia Lelis 280 – Bairro Fertiza – Araxá – MG
Essa primeira ocorrência ou observação, se deu a aproximadamente 5 meses após o falecimento da mãe de Reinaldo. Conta ele que, juntamente com alguns de seus familiares mais próximos (Esposa, filha mais nova e genro), foram fazer uma limpeza na casa de sua mãe. Naquela data ”ainda havia ali alguns móveis”. A casa conta com um quintal grande com varanda e uma casa de fundos onde morava um tio.
Num determinado momento, estava o casal no quintal e resolveram se sentar para conversar. O céu estava bem limpo e estrelado e fazia muito calor. A filha mais nova e o genro estavam em um quarto superior da casa jogando videogame. Foi nesse momento que Reinaldo viu o objeto passar lentamente por cima deles, a uma altura de no máximo uns 100 metros.
Ele fala pra sua esposa e mostra o objeto no céu. Ela vê a imagem, “pouco nítida” passando. Ela teve dificuldades para ver claramente devido a falta dos óculos. Reinaldo grita a filha e o genro para olharem pela janela. Mostra a eles a direção. Eles se esforçam para ver mas não conseguem. Segundo Reinaldo, talvez, devido a noite um tanto escura, apesar da lua em quarto-crescente e por causa da cor escura do objeto. Além disso, diz ele, o objeto já devia estar na altura do Bairro Boa Vista, o que impediria a visualização a partir da janela onde estavam.
Vale lembrar aqui a dificuldade de adaptação visual para quem deixa a luminosidade eletrônica do dispositivo de videogame para tentar visualizar outro ambiente com menor luminosidade. No caso, um objeto escuro em um céu de noite relativamente escura. Reinaldo acompanha o deslocamento do objeto do Bairro Fertiza para o Bairro Boa Vista. Diz ele que não foi possível medir a velocidade do objeto, mas, que não poderia estimar mais que 50 km/h. Observa também que “naquela velocidade tão lenta qualquer avião cairia”.
O dobro de um 737
O Objeto em formato de V, (mencionado inicialmente como triangular) deslocava-se na trajetória sul norte em direção ao Bairro Boa Vista. Apesar da observação noturna, era possível ver por baixo como se fossem aqueles globos de luzes de rua, porém apagados. Umas 4 de cada lado e uma na ponta. Via-se somente os formatos das luzes e o objeto não emitia barulho nenhum. Para Reinaldo uma visão muito nítida, numa altura comparada à altura de aviões taxiando e se preparando para pouso.
“Eu estava embaixo dele” diz Reinaldo. “O objeto tinha um tamanho bem superior a um jato 737”.
Para efeito de confirmação de dimensões de forma e proporção entre um e outro objeto, pedi que Reinaldo comparasse o tamanho aparente do objeto observado com várias imagens de aviões, dentre os quais ele selecionou a imagem 3, de um 737. Afirmando que o primeiro objeto observado era o dobro desta aeronave em comprimento e largura.
A Segunda observação
18/08/2020 por volta de 20h a partir da Rua Geraldo cândido Victor, 125 – Bairro Vila Mayor – Araxá – MG.
Este era o endereço de residência de Reinaldo no dia da segunda observação. Ele chegava em casa vindo do trabalho quando observou o objeto passando sobre sua casa. Trabalhava como Mecânico Industrial numa das empresas mineradoras da região, a empresa Mosaico, da cidade de Tapira, região próxima a Araxá. Naquele dia, o ônibus que fazia o transporte e distribuição dos funcionários na cidade, havia atrasado. Sua rotina de trabalho diário era de 12h, com início as 7h e término as 19h. Devido ao atraso do ônibus ele chegara em casa por volta de 20h.
Reinaldo se encaminha para a entrada da casa e ao olhar para o céu, observa, agora pela segunda vez, um objeto, também em formato de V, mencionado por ele anteriormente, como triangular e cor preta, na mesma trajetória sul > norte e em direção ao Bairro Boa Vista.
Esse objeto era menor comparado ao primeiro objeto observado no dia 15/03/2019, compara-se ao tamanho de um jatinho particular. Com aparência também muito nítida. Era mais rápido e tinha um facho de luz somente do lado direito, bastante clara, parecida com luz de led, muito forte e branca. A luz ocupava próximo da metade da lateral do objeto no sentido do comprimento e tomava parte da superfície inferior continuando até certa altura da lateral. Por não ter habilidade com desenho, Reinaldo o fez bidimensional (chapado).
Nesse segundo avistamento, embora sua esposa e sua sogra estivessem em casa, só ele observou.
Para efeito de entendimento dos tamanhos, buscando relações de proporcionalidade sugeri a comparação com a tabela do portfólio da EMBRAER imagem 5 e pedi que Reinaldo indicasse, dentre as aeronaves, duas que pudessem ter semelhança proporcional ao tamanho dos dois objetos observados por ele. Pedi que considerasse a primeira aeronave como se fosse o primeiro objeto observado e identificasse a partir das demais, qual poderia representar proporcionalmente, o segundo objeto. Reinaldo indicou a quarta aeronave o Legacy 500 como o tamanho do segundo objeto observado.
Com esta comparação, Reinaldo observa que se um Boeing 737 tem próximo de 40 metros, o primeiro objeto, que teria o dobro de um 737, poderia ter uns 80 metros de comprimento e sua largura também próximo disso.
Já o objeto da segunda observação, ele estima ter entre 30 ou 40 metros de comprimento. “Este segundo objeto era bem mais estreito que o primeiro.” O que nos leva a compará-los com as figuras abaixo:
As descrições sugerem que o primeiro objeto se aproxima, considerando o ângulo de vértice, a um triângulo equilátero e o segundo a um triângulo isóceles com ângulo do vértice agudo. Muito embora, em nenhuma das formas tenha sido visto alguma imagem da linha de base destes triângulos. Ou seja, os objetos tinham a forma de V. Aqui, usamos as imagens geométricas apenas para evidenciar as diferenças entre os ângulos dos dois objetos.
Podemos considerar também, que os avistamentos em Araxá – MG assemelham-se a fatos bastante documentados em diferentes países. Veja referências de registros:
Várias citações de objetos observados e registrados em Phoenix relatados no canal de Carol Capel em colaboração com o Canal Investigação OVNI de Tiago Tichetti no YouTube:
OVNI IMENSO DISTORCE O ESPAÇO/TEMPO DO CÉU DE PHOENIX, ARIZONA – História bizarra e não explicada! consultados em 03/12/2021
OVNI ENORME É FILMADO EM PALERMO, ITÁLIA em setembro de 2021. O vídeo publicado no canal Investigação OVNI, no facebook, mostra também registros semelhantes em Portland, 2020 e Phoenix em março de 1997 – consultados em 03/12/2021
Registro fotográfico de Luiz Theodorakis publicado no site ufologico.com.br sob o título VIGÍLIAS NA ALDEIA feito em 05 de NOVEMBRO de 2021 às 22:41:10h também mostra um objeto em V. – consultados em 03/12/2021
Notas:
(1) – Embora Reinaldo tenha considerado um erro ter feito o desenho com abertura de ângulo semelhante, preferimos manter o desenho original e fazer esta ressalva ao final comparando às figuras geométricas com as quais se assemelham, segundo o seu depoimento. Ressaltamos também que além do depoimento corrigindo sua versão do relatório original, os desenhos de próprio punho da testemunha apontam os objetos na forma de V e não triângulares.
(2) Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. A partir de então nossas atividades de campo foram suspensas. Alguns relatos tiveram que ser complementados ou até completamente feitos à distância, por email, telefone ou mensagens.