Registro de OVNI no Município de Divino – MG

Registro de ocorrência de objeto voador não identificado – OVNI

Sérgio F. Almeida

Clique na Imagem para ver croqui ampliado
Localização da ocorrência do fenômeno 

O local em que se deu a observação foi aproximadamente aos 21 graus de latitude sul e 42 graus de longitude oeste, em área rural a uns 6 km da Sede do Município de Divino – MG.

Esclarece-se que a posição em que estavam os observadores do fenômeno, inclusive este que relata, fica precisamente sob a rota de voo de aeronaves comerciais de grande porte do trecho Belo Horizonte – MG a Vitória – ES que passam por ali, dependendo das condições climáticas, entre 6.500 e 8.500 metros tendo como “ponto de referência visual de voo” e ponto culminante do mesmo município o “Rochoso São João”, montanha de 1.580m. Esses dados serviram como referência para estimar as dimensões do objeto que estava uns 4 km ao sul do ponto de observação. 

Data e hora da ocorrência do fenômeno

28 de agosto de 2020, as quinze horas e quinze minutos, com duração estimada de pouco mais de 5 minutos.

A observação propriamente dita

Havia bastante sol e nuvens esparsas. Uma testemunha, trabalhador da construção civil, viu o objeto primeiro e chamou outras três pessoas presentes na área que atuam no mesmo tipo de serviço; inclusive este que relata. O objeto deslocava-se muito lentamente. Era sólido e parecia constituir um bloco único (peça única) de cor inteiramente branca. Não tinha luzes ou janelas aparentes – a distância não permitia ver detalhes -. Tinha um formato que lembrava um haltere (instrumento destinado a levantamento de peso / aumento de musculatura de uso em academias de ginástica) na posição em pé, ou seja, duas esferas (uma acima da outra) separadas por um tubo (ou fio muito espesso; esse detalhe chamava a atenção). Cada esfera deveria ter de 20 a 25 metros aparentemente e o tubo (fio) teria o comprimento equivalente de quatro a seis esferas. Se confirmadas as dimensões das esferas tal tubo ou fio teria uns 2 a 3 metros de diâmetro para mais. O conjunto (bloco único) deveria ter as dimensões aproximadas do dobro do comprimento de uma aeronave Boeing 737-800 (maior modelo da série 737, com 39,5 metros) visto da mesma distância. Estima-se a altura da posição do objeto de 1.800 a 2.000 metros. Saiu detrás de uma montanha próxima até se esconder atrás de outra ficando nesse meio tempo atrás de uma nuvem, por instantes e reaparecendo do outro lado da nuvem. Uma das testemunhas (havia chegado uns minutos antes deste que relata) informou que em um determinado momento o objeto pareceu refletir a luz do sol; complementou ainda que lhe pareceu que a esfera que estava embaixo girava para a direita e que a de cima girava para a esquerda. Essas duas situações não foram observadas / confirmadas por este relator. 

Comentário deste relator

O movimento do objeto era lento o suficiente para que se imaginasse por um momento que o objeto pudesse estar parado em um ponto da atmosfera e a Terra girasse – continuasse seu movimento de rotação – abaixo dele. No entender deste relator essa situação seria tecnicamente possível se os referenciais para manutenção do “estacionamento” do objeto no ar estivessem provavelmente fora do planeta ou então, isso seria possível, por meio de mecanismo de controle orbital do próprio objeto o que pressupõe tecnologia sofisticada para ambos os casos. Durante a observação especulou-se entre as testemunhas que o objeto poderia ser um balão. Posteriormente pesquisou-se sobre os mais variados tipos de balões, mas descartou-se essa hipótese em função de que a navegabilidade do objeto não se coadunava com a flutuação naquela localidade em decorrência do regime dos ventos típicos da região além das dimensões do objeto serem bem superiores aos de um balão. Por mais suaves que sejam, os movimentos de balões possuem certa variabilidade em função exatamente da força do vento que incide sobre ele o que, no caso, provocou simultaneamente à observação, um deslocamento relativamente rápido da nuvem que o encobriu por não mais que um minuto – no máximo um minuto e meio – e, no entanto, ele (o objeto) continuava parado lá ou em muito lento deslocamento até desaparecer por trás de uma montanha. 

Conclusão

Por ser praticamente impossível a determinação clara da natureza do objeto caracteriza-se o caso como mais um objeto (voador) não identificado.

Relator: Sérgio F. Almeida

Veja o desdobramento do caso

Clique aqui para ver desdobramentos do caso.

4 comentários em “Registro de OVNI no Município de Divino – MG”

  1. Olá! No caso desta aparição houve algum registro fotográfico?
    Já ocorreu algum relato de algum ovni com estas descrições em outras localidades do Brasil ou outros países?

  2. Olá, José Marcos. Infelizmente não havia nenhum equipamento disponível naqueles instantes; nem mesmo celular – durante a realização de determinados serviços em obras os prestadores não os carregam; procurei saber sobre a existência de relatos de ovnis com o mesmo formato… nunca eu soube de qualquer um assim. Mesmo para mim foi uma visão inusitada. Um objeto muito “sem lógica” na sua forma.

  3. Achei interessante acrescentar duas informações ao relato:
    1) a diferença de altitude entre a posição em que os observadores do fenômeno estavam e o topo das montanhas em que o objeto foi visto é de uns 350 metros;
    2) as montanhas sobre as quais o objeto estava são divisa de municípios; o objeto foi visto a partir do município de Divino -MG , mas ele estava sobre uma região conhecida por Alto da Conceição no município de Carangola – MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *