Audiência Pública sobre Ufologia na Câmara dos Deputados do Brasil
Por Patrícia Saldanha
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizou no dia 16 de setembro de 2025 uma audiência pública para tratar sobre Ufologia, dentro da perspectiva da Lei de Acesso à Informação (LAI) e os potenciais impactos na população que este assunto pode causar. A audiência foi convocada por requerimento do deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), que é um notório interessado no tema e já fez três outros requerimentos a órgãos públicos solicitando informações sobre a presença de OVNIS em nosso país.
A audiência foi marcada por novas revelações sobre o Caso do ET de Varginha e por veementes críticas à iniciativa do deputado, por parte de alguns influenciadores digitais brasileiros que menosprezam a importância do assunto para ser tratado em uma Casa de representantes do povo. Estes internautas afirmaram que os casos ufológicos brasileiros relatados carecem de comprovação científica.
Um jovem cadeirante, que se identifica nas Mídias Sociais como integrante do Movimento Brasil Livre, Victor Rattes, chegou a ir fantasiado à audiência pública para expressar sua contrariedade com o evento, que classificou como uma grande palhaçada.
Críticas a parte, a participação do público “on line”, pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube, 6,8 mil visualizações, revelou o grande interesse que o tema gera na população. Ainda pelo Youtube, o deputado recebeu muitas congratulações pela coragem de convocar um debate sobre Ufologia dentro do Congresso Nacional. Ele disse que o papel da Comissão de Legislação Participativa é este mesmo, o de tratar de temas que estão sendo discutidos pela sociedade brasileira. E para os defensores da Ciência, disse ter um grande apresso pelo mundo acadêmico, mas acredita que a explicação do mundo não se encerra apenas na Ciência.
No pronunciamento de abertura dos trabalhos, o deputado informou que no Brasil estão disponibilizados ao público mais de 10 mil páginas de documentos sobre o fenômeno UFO, no Arquivo Nacional de Brasília e no Rio de Janeiro, sendo que muitos documentos ainda estão sobre a Guarda das Forças Armadas, com classificação de sigilo e não podem ser consultados.
Palestrantes Convidados
O consultor da Revista UFO, Vitório Pacaccini, trouxe uma informação inusitada sobre o caso do ET de Varginha. Ele disse que o avistamento ocorrido na cidade, no ano de 1996, não foi de apenas um ET, mais sim de cinco criaturas capturadas em diferentes momentos e retiradas da cidade de forma sigilosa, por uma operação especial que envolveu um comando das Forças Armadas sediado na cidade vizinha de Três Corações, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Pacaccini assegura ter testemunhas destas capturas.
A mesa dos debates foi composta pelo editor da Revista UFO, Thiago Luiz Tichetti, pelo consultor da Revista Ufo, Vitório Pacaccini, pelos presidente e vice-presidente da Comissão Brasileiro de Ufólogos (CBU), Marco Antônio Petit e Fernando de Aragão Ramalho.
Thiago fez uma apresentação de vídeos sobre os mais recentes casos ufológicos registrados nos Estados Unidos e Fernando Ramalho destacou a dificuldade que os pesquisadores encontram para obterem dados dentro da Lei de Acesso a Informação devido à maneira como a ela foi disponibilizada ao público, de forma muita burocratizada e pouca transparente.
Ramalho disse também que a Comissão Brasileira de Ufólogos já solicitou à Força Aérea Brasileira informações sobre os filmes realizados durante a “Operação Prato” (investigação sobre discos voadores realizada por militares brasileiro, nos anos 70, no estado do Pará), mas que até o momento não obteve retorno.
Marco Antônio Petit falou a respeito de sua participação na famosa entrevista com o Coronel Uyrangê Hollanda, sobre a “Operação Prato”, juntamente com o já falecido ufólogo, Ademar José Gevaerd. Petit reforçou o depoimento de Fernando Ramalho sobre a falta de transparência da Lei de Acesso à Informação e relatou que muitos casos de avistamentos de OVNIS que apurou junto a autoridades militares brasileiras não estão acessíveis por intermédio da LAI.
Falou também sobre depoimentos como o do brigadeiro Moreira Lima que se disse impressionado com a tecnologia envolvida nestas aparições, “parecem magia frente aos nossos olhos. Chegam a alcançar velocidades 15 vezes superiores à velocidade do som na atmosfera”. Ou mesmo o comentário do Almirante Geovanni Gazzullo que lhe informou a existência de um dossiê enorme de documentos sobre UFOS em poder da Marinha, que a LAI não tem acesso.
Foi dada a palavra a outros ufólogos presentes na plateia, como Carlos Odone, Lalá Barreto, Roberto Sampedro, este último, pesquisador da LAASU – Academia Latino Americana de Ufologia Científica, citou e entregou ao Deputado Chico Alencar alguns papers publicados em revistas científicas de autoria de Dr. Júlio César Navarro, médico cardiologista e presidente da LAASU.
Assista o vídeo do evento completo da Comissão de Legislação Participativa no Youtube